CONTATO

email: wanderline@outlook.com tel: (84) 8873 9828

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Wanderline no overmundo por Milena Azevedo

Diário de Eni – é o ano de 2005, a escritora e poetiza Milena Azevedo(ghq), faz uma matéria sobre o trabalho de wanderline para o site overmundo.Wanderline e seus loucos heróispor Milena Azevedo
Não precisa nem ser um leitor assíduo de histórias em quadrinhos para conhecer personagens que já se tornaram ícones da cultura pop, como Batman e Superman. No entanto, muitos desses leitores inveterados ainda desconhecem os heróis tupiniquins. Nomes como "O Judoca", "O Careca" e "Capitão 7", por exemplo, devem soar, no mínimo, engraçados aos ouvidos dos mais aficcionados.
Foi pensando nesses nomes "curiosos" e na tendência dos brasileiros ao humor escrachado, que o artista plástico potiguar, Wanderline Freitas, resolveu criar seus personagens, Urubu Man e Eni Guimá. O bbf (belo, burro e forte) Urubu Man, foi concebido como uma paródia do Homem-Morcego; já Eni Guimá, um atrapalhado detetive, além de ser uma caricatura do próprio desenhista, é uma homenagem ao Ed Mort, personagem do Luís Fernando Veríssimo.
A primeira história publicada e recém-lançada dessa dupla foi batizada de Eni Guimá: o diamante vale ouro. O enredo gira em torno do roubo do diamante homônimo, da coleção do Sr. Vale Ouro da Silva, que oferece uma recompensa para quem achá-lo. Visando a gorda soma em dinheiro, entram na disputa detetives, policiais (e um herói?): Eni Guimá, Otto Brucker, Jack Roland, Descone Fiado e Urubu Man. Dessa forma, Wanderline criou uma bem humorada e inteligente sátira aos clássicos noir, com um traço que nos remete a Frank Miller, de quem o artista confessa ser discípulo.
Mas, afinal, quem é Wanderline Freitas?
Antônio Wanderline Bezerra de Freitas tem 32 anos, é artistas plástico, quadrinista e professor de desenho, natural de São Rafael, município do Rio Grande do Norte. Desde criança sempre foi inventivo, é auto-didata e afirma que foram as histórias em quadrinhos o principal vetor de seu interesse pelas artes em geral.
O trabalho mais "polêmico" de Wanderline foi feito no final do ano de 2005, quando o jornalista Alex Medeiros, do Sanatório da Imprensa, fez uma encomenda bastante intrigante: pediu ao artista para pintar a Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, retratando-a com as imagens de super-heróis. Eis que surgiu a "Ceia dos Heróis", tela pintada em acrílico, a qual foi destacada no site especializado em quadrinhos: Universo HQ
http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/n21122005_21.cfm
O artista não pára, está sempre criando. Wanderline não foge a essa máxima. Recentemente passou a produzir diversos artigos de memorabilia, como: porta-lápis, porta-livros, porta-dvds, telas-relógio, relógios de mesa, entre outros, todos expostos na Garagem Hermética Quadrinhos www.ghq.com.br
Desenhos em grafite, esferográfica e nanquim, telas e painéis em acrílico estão entre as técnicas que Wanderline domina e ensina de forma didática e singela.
Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho desse versátil artista plástico, é só acessar o blog: wanderline freitas

Nenhum comentário:

QUADRINHOS ON LINE

Quadradinhos INK